BAÚ DE LEITURA

O gostar de ler deve ser uma atividade prazerosa e não uma imposição da escola ou da família. Não se habitua a ler se não se tem oportunidade de conviver com livros, de dialogar com os autores, de conversar em casa e na Escola sobre livros e, acima de tudo, se não se pode escolher o gênero de leitura. Somente lendo se aprende a gostar de ler.  O Projeto Baú de Leitura visa isso.

No Projeto Baú de Leitura a criança traz o livro de casa, administra o uso do Baú com a supervisão do professor, leva no final de semana os livros desejados para casa, coloca-os na bolsa do Projeto, aprendendo assim a conservar o livro e ter a noção de livro como patrimônio que precisa ser cuidado.

Os livros do Baú de Leitura são trazidos pelos próprios alunos e estes ficam nas suas salas de aula à disposição de quem por eles se interessar, sob os cuidados da turma, o que fomenta a sua capacidade gerencial. Os livros lidos são comentados em sala de aula, o que propicia ganho de vocabulário e aprendizado.

Essa leitura não se restringe à Escola, ela chega até à casa de nossas crianças, onde certamente as famílias dão continuidade a esse trabalho de amor à leitura.